A Sociedade Instrução e Beneficência José Estêvão, vocacionada para «a protecção à infância desvalida» foi criada em 1908.
Os seus fundadores pretendiam homenagear a memória do reputado José Estêvão Coelho de Magalhães. Nascido em Aveiro, a 26 de Dezembro de 1809, José Estêvão, como era popularmente conhecido, fora um notável jornalista, político e orador parlamentar português, tendo sido durante o período de 1836 a 1862, ano em que morreu, a figura principal da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados.
O empenho num projecto pedagógico de qualidade, em consonância com as linhas propostas pela legislação em vigor, tem como objetivo primeiro, o trabalho quotidiano das educadoras e das auxiliares de educação na sua relação com as crianças, com a finalidade de lhes proporcionar uma experiência de crescimento humano, racional, criativo, afetivo e motor que as introduza à sua entrada participativa e digna na sociedade a que pertencem, decorrente de um crescimento humano saudável e rico.
Educar é iniciar à vida e essa é a maior e mais digna tarefa de um adulto. Educar em qualquer idade é fazer crescer, bem sabendo que, se Deus quiser, é um trabalho para sempre, nunca acabado, mas que, objectivamente, tem um inicio…